Exercícios sem exagero

Screen-Shot-2020-04-08-at-1.13.08-PM.png?fit=800%2C602&ssl=1

Atividade física é importante para idosos manterem a saúde física e mental, mesmo sem poder sair. Mas alguns cuidados devem ser tomados para não se machucarem

 

Em época de recolhimento domiciliar, estar ativo é primor- dial para a saúde física, mental e emocional. Principalmente quando se trata dos idosos, que merecem maior cuidado por es- tar entre os acometidos mais gra- vemente pelo coronavírus. Mes- mo diante de todos os aspectos negativos quanto à doença, essa acaba sendo uma oportunidade para se cuidar melhor. Educado- res físicos ensinam como os mais velhos podem se exercitar den- tro de casa, com indicações para que a prática de atividades não ultrapasse os limites do corpo de cada um, sem risco de acometer a coluna ou prejudicar a mobili- dade, por exemplo. Nada de ficar o dia todo deitado, em frente à te- levisão. A hora é de se mexer. E abaixo os pijamas!

Manter-se ativo na terceira idade é importante não só duran- te a quarentena. As atividades fí- sicas para idosos auxiliam em uma melhora na qualidade de vi- da, previnem males como a os- teoporose, depressão, doenças cardíacas e diabetes, entre outros. É o que pontua o ortopedista es- pecializado em coluna vertebral Daniel Oliveira. “Nessa fase, a mo- bilidade e a força muscular aca- bam comprometidas e os exercí- cios são fundamentais para me- lhorar o sistema imunológico, tão falado no momento, a resis- tência, a coordenação motora, o equilíbrio e a disposição ao longo do dia. Além de melhorar a saúde cardiovascular, respiratória e di- minuir o estresse nas articula- ções”, esclarece.

Os idosos são apontados co- mo grupo de risco para o corona- vírus justamente pelas complica- ções advindas das características normais da idade avançada. Questões como a imunidade e o perigo maior quanto a doenças crônicas fazem com que o qua- dro de quem contrai o vírus se agrave, continua o médico.

O pedido é para que essas pes- soasnãosaiamnasruas.“Assim, aqueles que antes praticavam ca- minhada, hidroginástica ou ativi- dades nas academias ao ar livre acabam sem saber o que fazer em suas residências e como realizar esses exercícios. Diferentemente do que muitos pensam, é possível movimentar o corpo sem sair de casa. Alongamentos, caminhadas leves, mesmo que pelos cômodos da casa, além de atividades que fazem uso do próprio peso corpo- ral e danças são recomendados e essenciais. Além dos benefícios para o corpo físico, as atividades auxiliam também na redução da ansiedade durante este momen- to de pandemia”, ensina.

Veja a matéria completa aqui.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Dr. Daniel Oliveira - Especialista em Coluna © 2021